segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bordado







Vamos conhecer cada módulo.



 História do Bordado


Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado. A cidade de Ibitinga (interior de SP), realiza todos os anos a tradicional Feira do Bordado de Ibitinga, trazendo à cidade turistas do Brasil inteiro.
Existem também os bordados do Ceará, provenientes de artesãos de todo o estado, muito conhecido por sua beleza e sua arte peculiar. Através deste tipo de bordados pode se ver as características do povo daquela terra, sua cultura e sua história, que é passada de pai para filhos há séculos.
Outra região em que se pode encontrar a tradição do bordado manual , herança da forte presença portuguesa no período colonial , é no interior de Minas Gerais , notadamente na região compreendida entre Tiradentes e Ouro Preto.Mesmo nos distritos mais remotos da região se encontram trabalhos bordados a mão , entre peças de cama e mesa e vestuário.Entre as técnicas mais utilizadas estão o Ponto Cheio e o Ponto de Cruz. Além desses existe o vagonite, tipo de bordado mais reto. Bordado.
O bordado é uma arte milenar que, mesmo tendo passado por várias transformações nos seus processos de fabricação, não perdeu a sua essência e através dos avanços tecnológicos tornou-se uma excelente fonte de renda.


Alguns pontos de bordar-   Ponto Atras

Ponto Cheio                                                                     
                                                                  
                                                                                          




Ponto Correntinha


 


 Ponto Cruzado


 Ponto Cadeia
Ponto Russo




Nenhum comentário:

Postar um comentário